

Pacto da Juventude foi lançado em Teresina
Daniel Gutembergue participou do lançamento da Caravana e assinatura do Pacto da Juventude
O governador Wellington Dias, fez nessa terça-feira (14), no Palácio de Karnak, em Teresina, o lançamento de políticas públicas para a juventude. Na abertura dos trabalhos o governador Wellington Dias lançou uma série de iniciativas do Governo do Piauí para esse público, incluindo o Centro de Comunicação e Referência da Juventude, Caravana Estadual dos Direitos Humanos e da Juventude e a assinatura do Pacto da Juventude no Piauí.
Varias entidades representativas da juventude do Estado participaram do lançamento de políticas públicas para a juventude. O Governador destacou o entusiasmo pela luta dos jovens por melhores dias através das políticas públicas nas mais diversas áreas, incluindo educação, saúde, cultura, trabalho e através de uma série de outras iniciativas, sendo que uma delas foi à criação, a dois anos, da Coordenadoria Estadual de Direitos Humanos e da Juventude, que vem atendendo às demandas dos movimentos sociais.
O governador destacou também a importância de, a cada dia, mais jovens estarem engajados na política, através de associações, cooperativas, conselhos e também de partidos políticos. “A quantidade de jovens filiados a partidos é surpreendente”, comenta Wellington Dias, acrescentando que é crescente o número de jovens participantes de movimentos sociais.
No Palácio de Karnak, os jovens reivindicaram uma Secretaria Estadual da Juventude, mas o governador explicou que uma secretaria de Estado tem uma estrutura burocrática, pesada, sendo que a melhor opção é uma coordenadoria específica da juventude, a exemplo de outras que funcionam com sucesso no Estado, como a Casa do Semiárido, por exemplo. “Algumas áreas precisam de secretaria, como a Educação e a Saúde”, comenta Wellington Dias.
Para Maria do Socorro Pereira Silva, diretora de Juventude da Coordenadoria Estadual de Direitos Humanos e da Juventude, esse conjunto de ações é de grande importância, pois prevê a execução de políticas públicas da juventude. "O plano estadual orienta o governo que ações desenvolver para incluir os jovens, por exemplo, nas áreas de educação e trabalho, pontos de maior destaque nas pesquisas".
O representante do Conselho Nacional da Juventude, Daniel Gutembergue, que representa Rede Nacional de Grupos, Movimentos e Organizações de Juventude, disse que através das iniciativas lançadas pelo Governo do Piauí nesta terça-feira, a juventude do Estado realiza sonhos e desejos.
O presidente dos Movimentos Sociais Juvenis, Deolindo Moura, declarou que há algum tempo falar de política para a juventude era difícil, e classificou de democrático o pacote de ações para a juventude lançado nesta terça-feira pelo Governo do Piauí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário