A partir desses encontros se levantou propostas chamadas de responsabilidades, que num processo democrático, foram selecionadas de acordo com vagas para cada estado, as quais estarão sendo representadas por delegados, alunos vindos das escolas selecionadas.
Para receber estes representantes que trazem na bagagem, além das responsabilidades, as aspirações da juventude brasileira, os integrantes dos CJ´s dedicam-se à formação desde o dia 29 de março. As atividades a serem praticadas levam em consideração um dos mais importantes princípios defendidos pelos CJ´s, o de Jovem educa Jovem.
Ao chegarem na Conferência, os delegados participarão de atividades e oficinas ministradas pelos jovens dos Coletivos, dentre estas ações destacamos a produção de fanzines, vídeos, produtos de publicidade, trilha da vida, teatração, rádio e comunidade virtual. Os produtos destas darão origem a carta de responsabilidades da Conferência, contendo os anseios desse segmento da população.
Para Fábio Luís, representante do CJ Acre, ser facilitador da III CNIJMA, “é poder contribuir para a construção de uma sociedade justa, igualitária e feliz”. Ricardo Mendes do CJ do Rio de Janeiro destaca: “Estamos fazendo tudo isso, pois sabemos que os jovens delegados de hoje irão ser os educadores de amanhã, levando em conta nosso lema uma geração aprende com a outra”, concluiu o educador.
E assim, a Conferência se aproxima do seu início previsto para 03 de Abril. Enquanto isso, os jovens delegados se preparam em seus estados para apresentarem suas responsabilidades socioambientais e em Luziânia-GO os jovens dos Coletivos se organizam para recebê-los com muita alegria, fervor e vontade de cuidar do Brasil.
Fonte: Semana de Facilitação da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente - Luziânia 2009

Nenhum comentário:
Postar um comentário